Rinoplastia: simulação computadorizada


Quando se trata de uma cirurgia estética, é muito difícil prever os resultados desejados e a comunicação entre médico e paciente deve ser uma prática de grande importância no tratamento. Atualmente, contamos com algumas ferramentas, como a simulação computadorizada, que permitem uma previsão aproximada do que a Rinoplastia pode oferecer.

rinoplastia
Diante de uma cirurgia de grande complexidade, detalhes fazem toda a diferença. É muito importante que o paciente tenha em mente o que deseja com a Rinoplastia. Durante a consulta inicial, aspectos como comprimento, largura e contorno do nariz são discutidos, sempre visando expectativas realistas. Caso o paciente não tenha certeza do formato nasal desejado, ferramentas como a simulação computadorizada podem ajudar a definir o procedimento a ser realizado.

Como funciona a simulação computadorizada

Mais comum em cirurgias estéticas, a simulação computadorizada utiliza fotografias digitais com o objetivo de visualizar possíveis resultados de acordo com o formato desejado pelo paciente. É uma forma de planejar as alterações nasais e as técnicas cirúrgicas mais indicadas para cada caso.

Em análise conjunta com o paciente, definimos o novo formato por meio de imagens computadorizadas que simulam o resultado final do procedimento. Chamamos de plano cirúrgico individualizado, evitando um nariz padrão. Saiba mais sobre o planejamento da Rinoplastia aqui.

Cuidado com as expectativas!

Como falamos, a simulação computadorizada oferece expectativas realistas de acordo com os resultados desejados. Por mais que seja uma previsão aproximada, o formato final da Rinoplastia vai depender de inúmeros fatores, como tempo de recuperação, cicatrização e espessura da pele. A ferramenta deve ser utilizada sempre na comunicação entre as duas partes, mas nunca como garantia de resultado. É comum que pacientes criem grandes expectativas com a Rinoplastia e é responsabilidade do profissional alertá-los sobre o que pode acontecer após o procedimento.

Com a correta aplicação da simulação computadorizada, e realizada por um cirurgião experiente e capacitado, o resultado final do tratamento tende a ser o mais próximo do idealizado pelo paciente.