Rinoplastia feita pelo Otorrino

A cirurgia plástica de nariz, Rinoplastia, é considerada por todos os especialistas na área como a cirurgia estética mais complexa, pelo fato do nariz apresentar uma infinidade de variações anatômicas , que requerem decisões acertadas sobre as indicações de cada umas das várias técnicas cirúrgicas. Ela pode ser realizada tanto por otorrinolaringologistas como por  cirurgiões plásticos, desde que tenham o devido treinamento específico na área.

A American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery , a maior e principal associação de cirurgia plástica facial do mundo, formada na sua grande maioria por otorrinolaringologistas, vem dando suporte no desenvolvimento e aperfeiçoamento da rinoplastia e outras cirurgias plásticas faciais desde 1972. A grande maioria das cirurgias plásticas faciais nos EUA já são realizadas por otorrinos treinados na área., através do programa de Fellowship. Aqui no Brasil, já existe dentro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, associação que vem desempenhando este papel há vários anos, promovendo vários cursos intensivos em todo o país, além da organização de congressos específicos de Rinoplastia com a presença dos maiores especialistas do Brasil e do mundo.

Independente da sociedade a que pertençao cirurgião, o candidato à rinoplastia deve buscar informações  sobre a formação e treinamento de seu médico, assim como a experiência adquirida na área de  rinoplastia. Este treinamento específico é o principal fator determinante para o sucesso da cirurgia  e satisfação do paciente.

Rinoplastia feita pelo otorrino