Rinoplastia Estruturada

A rinoplastia  ainda é , nos dias de hoje, vista por muitos cirurgiões não especialistas como uma cirurgia simples cujo objetivo principal é reduzir o nariz através da remoção de tecidos (osso e cartilagem). No entanto, esta abordagem simplista enfraquece o suporte das estruturas  do nariz, levando a deformidades estéticas e até mesmo colapso de partes do nariz, repercutindo também na função respiratória.Estas  complicações frequentemente levam o paciente  a procura de uma rinoplastia revisional (secundária).

Em se tratando da rinoplastia, forma e função são inseparáveis, e os cirurgiões devem entender como as várias mudanças na aparência nasal, mesmo que sutis,  podem afetar o fluxo respiratório. Devem entender que, na maioria das manobras realizadas durante o procedimento, seja para reduzir o dorso, seja para refinar a ponta, existem implicações funcionais. Este conhecimento deve ser usado a favor do cirurgião para previnir os problemas respiratórias após a rinoplastia (ainda muito comuns), assim como para tratar  e restaurar a função , e a estética, em casos secundários.

O Dr. Renato Alves de Sousa pratica  uma abordagem atual, chamada de Rinoplastia Estruturada, que favorece a preservação da integridade estrutural do nariz, ao mesmo tempo que usa enxerto (do próprio paciente) para restaurar a sustentação e reforçar as áreas de fraqueza do nariz  após as modificações necessárias. Este tipo de abordagem garante um resultado mais natural e duradouro  prevenindo, assim, complicações estéticas e funcionais.

Rinoplastia estruturada