O que é

Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) é um procedimento cirúrgico para modificação da aparência externa, afim de melhorar características específicas que se destacam no nariz e  conseguir harmonia com outros aspectos da face.

O nariz é uma dos atributos mais proeminentes e notáveis de toda a face e exerce um efeito importante na aparência geral. Além disso, exerce uma função crítica ao permitir a passagem do ar controlando a sua umidade, temperatura e pureza antes de atingir os pulmões. A cirurgia estética nasal tem repercussão funcional e o contrário pode também acontecer. Por isso, é praticamente impossível uma Rinoplastia sem uma abordagem funcional integrada.

Como uma cirurgia, a rinoplastia é diferente de vários outros procedimentos pelo seu aspecto dinâmico. As estruturas nasais se movem , não somente durante , mas no período pós operatório também. Vários passos da cirurgia (descolamento da pele, redução dorsal, refinamento da ponta) afetam não só as próprias regiões, mas o nariz como um todo – a aparência, balanço e o suporte. Assim, o cirurgião deve prever e se antecipar a todas as modificações que possa acontecer, através de técnicas específicas.

A rinoplastia é muito interativa, e quanto mais o cirurgião aprende a interpretar as mudanças intra-operatórias e entender o que elas representam, melhor se torna o seu julgamento e maior controle ele terá de seu resultado .Ela oferece, talvez mais do que qualquer outro procedimento estético, a possibilidade de individualizar o resultado.Mais ainda: Sucesso na rinoplastia requer que o resultado seja individualizado!

CHECK-LIST ( 7 pontos) para escolha de seu médico

1) Dedique tempo e energia para encontrar o cirurgião correto. Os resultados da cirurgia nasal duram uma vida.

2) Verifique se o seu problema requer uma solução nasal dupla. Diversas técnicas cirúrgicas – funcionais e estéticas – podem ser necessárias, e devem ser combinadas em uma única operação.

3) Verifique se o cirurgião tem treinamento avançado em cirurgia estética e funcional.

4) Lembre-se que a cirurgia estética pode distorcer a forma do seu nariz. O cirurgião é capaz de restaurar a sua respiração, assegurando simultaneamente a forma natural de seu nariz?

5) Certifique-se que o seu cirurgião entende seus problemas, necessidades e expectativas.

6) Não prossiga com a cirurgia, a menos que você esteja feliz com o diagnóstico e a recomendação.As falhas no pós operatório não podem ser escondidas!

7) Se você tiver dúvidas, peça uma segunda opinião!

O que é Rinoplastia