O Médico

O interesse do Dr. Renato Alves de Sousa em rinoplastia surgiu logo no início de sua especialização em Otorrinolaringologia na Santa Casa de Belo Horizonte, quando percebeu que a forma e função do nariz são inseparáveis. A Otorrinolaringologia deu a ele a oportunidade de conhecer os mais variados problemas, desde alterações estéticas nasais com repercussão psicológica até doenças graves na área de cirurgia de cabeça e pescoço. O fato de pacientes com o mesmo tipo de problema responderem de formas totalmente diferentes a um mesmo tipo de tratamento lhe trazia certa inquietação: a cirurgia bem sucedida nem sempre era correspondida pela satisfação do paciente.

Buscando ter um melhor controle sobre os resultados de suas cirurgias, Dr. Renato encontrou na rinoplastia a oportunidade ter um resultado previsível. Desde então, ele vem se dedicando e se especializando cada vez mais em cirurgia nasal. Teve a oportunidade de acompanhar e aprender com grandes mestres da Rinoplastia, reconhecidos mundialmente. Primeiro, foi a Curitiba, onde aprendeu as técnicas difundidas pela escola do Dr João J. Maniglia: Cirurgia fechada e minimamente invasiva, muito aplicada em pacientes com narizes caucasianos e de pele fina. Em seguida, teve a oportunidade de acompanhar, em Bogotá (Colômbia) o Dr. Fernando Pedroza, especialista em narizes mestiços e suas técnicas únicas para tratamento de deformidades de ponta nasal, especialmente em casos secundários.Frequentou vários cursos consagrados de Rinoplastia avançada nos EUA, dentre eles :The Art of Rhinoplasty (São Francisco), Dallas Rhinoplasty (Dr Jack Gunter, Dallas), Advances in Rhinoplasty (Chicago), onde aprendeu a dominar a rinoplastia aberta estruturada.

Em 2006, inaugurou na Santa Casa o primeiro ambulatório do SUS em Belo Horizonte especializado em RINOPLASTIA, onde tem realizado, junto aos seus residentes, o tratamento dos mais variados problemas: funcionais, estéticos, secundários a trauma e a câncer. Em 2012, foi novamente o primeiro cirurgião em Belo Horizonte a oferecer uma especialização em Rinoplastia (fellowship) para médicos otorrinolaringologistas. Com a grande demanda de pacientes provenientes do SUS, teve a chance de aprimorar e desenvolver técnicas cirúrgicas  para os mais variados tipos de narizes.

Dizer que o Dr. Renato Alves de Sousa tem paixão por Rinoplastia não é exagero. Essa paixão sustenta seu trabalho e se manifesta por ele através de intensa dedicação de seu tempo e energia à busca incessante de resultados sempre melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *