Pós-operatório

 A grande maioria dos pacientes submetidos às rinoplastias passam somente o dia na clínica ou hospital, em observação, e recebem alta no mesmo dia.Ao contrário do que muitos pensam, o pós operatório das cirurgias nasais não são dolorosos.Na maioria do casos, um analgésico simples é suficiente para controle da dor. O maior desconforto na primeira semana é o de congestão/ obstrução nasal causados pelo edema (inchaço) que ocorre dentro do nariz, principalmente quando a rinoplastia é associada a cirurgia funcional. A grande evolução nas técnicas cirúrgicas relacionadas às rinoseptoplastias permitiram a NÃO utilização dos tampões nasais, o que torna a recuperação muito menos incômoda e mais rápida!

Abaixo ,uma lista de recomendações pós-operatórias para pacientes submetidos a cirurgias no nariz.Os detalhes são discutidos com o Dr Renato na consulta antes da cirurgia, para que o pacientes já esteja informado de tudo o que possa ocorrer.

  1. Ao deitar, mantenha sua cabeça elevada com travesseiros nos primeiros dias.
  2. Durante o dia da cirurgia e nos próximos dois (2) dias, faça aplicação vigorosa de gelo na face (abaixo dos olhos) para minimizar edema e equimose.
  3. O edema nasal externo e interno aumenta até o terceiro dia, causando obstrução e congestão nasal.
  4. Para controle da dor (se houver) tome somente as medicações prescritas pelo seu médico.
  5. Após a cirurgia, faça uma alimentação mais leve ou à base de líquidos. A partir do dia subsequente, a alimentação é regular, dando preferência aos alimentos que não exigem mastigação vigorosas com pouco sal.
  6. Durante os primeiros três (3) dias você provavelmente irá apresentar uma discreta secreção nasal muco-sanguinolenta. Será orientado a fazer lavagens nasais com soro fisiológico para a limpeza. Não deverá assoar o nariz com força, já que isso aumenta a chance de sangramento.
  7. Durante a primeira semana em que estiver com o curativo externo (aquaplast), deverá lavar o cabelo como é feito em salão, evitando o contato direto da  água com o curativo nasal.
  8. O aquaplast (molde externo que substitui o gesso) será retirado após aproximadamente uma (1) semana  e novo curativo com micropore será refeito. este deve ser trocado diariamente pelo próprio paciente por mais uma ou duas semanas. A compressão causada por ele é fundamental para o modelamento nasal, já que ajuda a reabsorver o inchaço.
  9. As suturas (pontos) são retiradas após 7 dias.
  10. Óculos deverão ser evitados por até quatro (4) semanas,  nos casos onde houver a necessidade de fraturas dos ossos nasais.
  11. Atividades físicas leves são liberadas após três (3) semanas, e outras que exigem maior esforço somente após a liberação de seu médico. Normalmente após um (1) mês.
  12. Você deverá evitar exposição solar intensa por até três (3) meses, dependendo do seu tipo de pele, sob o risco de haver alguma alteração de coloração. Será orientado a usar protetor solar de uso diário.
  13. O edema nasal desaparecerá, em sua grande maioria, nas primeiras semanas. Os 10% restantes podem levar até um (1) ano para sumir completamente.
  14. Qualquer retoque cirúrgico deverá ser realizado após seis (6) meses, época em que a maioria do edema já foi reabsorvido e quando é possível se julgar alguma pequena deformidade.
  15. O paciente será acompanhado periodicamente para a avaliação do resultado , com consultas periódicas de 1, 3, 6 e 12 meses.