Consulta pré-operatória

O exame pré-operatório e planejamento da Rinoplastia são, indiscutivelmente, os passos mais importantes e fundamentais para um resultado satisfatório, mais até do que a destreza cirúrgica. É importante decidir o que fazer em cada nariz considerando-se as particularidades estéticas e funcionais do paciente As maiores complicações da rinoplastia estão relacionadas à falhas do julgamento,  diagnóstico das deformidades e análise pré-operatória.

Nenhum nariz é igual ao outro, portanto cada um deve ser estudado ao limite em suas proporções, ângulos, relevo, sombras e detalhes próprios. O processo de avaliação inclui uma história nasal minuciosa, com exame anatômico preciso da estrutura nasal interna  e externa. O cirurgião deve ser capaz de enxergar e entender  a anatomia do nariz com os seus dedos, através da palpação. A documentação fotográfica bem feita ajuda o cirurgião a enxergar novos detalhes, novas oportunidades de melhora.

O paciente é orientado sobre  os objetivos das modificações estéticas e funcionais, pontuais ou não, e cada uma de suas consequências.As oportunidades de  melhora são apresentadas e discutidas uma a uma .O planejamento final é feito a partir do consenso entre a opinião do especialista, o desejo do paciente, as possibilidades e limitações de cada caso.

Consulta pré-operatória para cirurgia de Rinoplastia